Dados Básicos de Identificação
Nome: Júlio Emílio Pereira de Sousa
Cédula Profissional da Ordem dos Psicólogos: n.º 9590
Formação Académica:
- Doutoramento em Psicologia.
Universidade Pontifícia de Salamanca, Espanha. - Licenciatura de Psicologia. Universidade do Porto.
Atividade profissional:
- Professor Coordenador na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
- Ordem dos Psicólogos Portugueses, Membro. Psicólogo – nº carteira profissional 9590.
- Departamento de Pedagogia da Universidade de Jaén , Vogal. Membro do Tribunal do Programa de Doctorado “Educación, Identidad y Futuro” .
- Departamento de Pedagogia da Universidade de Jaén , Tutor do Programa de Doctorado “Educación, Identidad y Futuro”. Docente .
- Actividades de Conselhos, Comissoes e Consultadorias, Membro.
Presidente do Conselho Cientifico – Escola Superior de Educaçao de Paula Frassinetti.
Livros publicados/organizados ou edições
- Sousa, J. E. P.. 2000. Modelos psicoterapêuticos de C. G. Jung y de V. E. Frankl. ed. 1. Salamanca: Kadmos.
Artigos em revistas com arbitragem científica
- Sousa, J. E. 2014. “Hospitalidade: experiências de dádiva que desenvolvem o self e renovam o laço social”, EDUCS – Editora da Universidade de Caxias do Sul, L298: 161 – 178.
Artigos em revistas sem arbitragem científica
- Sousa, J. E. P.. 2006. “As famílias como projectos de vida: O desenvolvimento de competências resilientes na conjugalidade e na parentalidade”, , Saber (e) Educar ISSN 1647-2144 | Registada no ERC N.º 118415, 11: 41 – 47.
- Soares, Carla. 2004. “Quando a doença rouba a meninice…”, Cadernos de Estudo – CIPAF , 1: 59 – 61
- Sousa, J. E. P.; Diniz, Maria E. 2003. “40 Anos de caminho – serviço”, , Saber (e) Educar, 8: 31 – 44
- Sousa, J. E. P.. 2000. “A via lúdica no desenvolvimento da criança”, Lúmen 8, 1: 36 – 40
- Sousa, Júlio E. P.. 2000. “Dinâmica familiar e adaptação da criança à pré – escola”, Lúmen, vol.8 – nº 1, Jan. a Jul. 2000 (32-35), ISSN 8, 1: 32 – 35
- Sousa, Júlio E. P.. 1996. “A psicologia da função docente e o processo de formação na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti”, Saber (e) Educar 1/1996/47, ISSN 1647-2144 | Registada no ERC N.º 118415, 1: 47 – 51