
Rosa Maria Lima
Biografia
Nome:
Rosa Maria Lima
Formação Académica:
- Licenciatura em Filosofia – Universidade do Porto
- Mestre em Psicopatologias da Linguagem –Universidade Pontifícia de Comillas (Madrid)
- Doutora em Psicologia (área Linguagem)- Universidade Pontifícia de Salamanca
Atividade profissional:
- Professora da Escola Superior de Educação Paula Frassinetti, Porto – Pós graduação em Educação Especial:Inclusão, Desenvolvimento e Aprendizagens.
Unidade Curricular: Neurodesenvolvimento Motor - Atividades de Reeducação de Fala e Linguagem na clínica médica Dr. André Silva, (Oporto Medical Center) Porto
- Experiência vasta em Formação de Professores sobre Problemáticas de Fala, Linguagem e Voz profissional em a profissionais da educação, psicólogos, outros.;.
- Investigadora da Universidade de Aveiro- Departamento de Línguas e Culturas e Área da Fonética
- Orientadora de múltiplos trabalhos afins à Problemática da Aprendizagem e Inclusão de crianças com deficiência motora grave
- Arguente de várias teses de Doutoramento vinculadas à área da Aquisição da Linguagem
- Colaboradora do Projeto sobre Aquisição da Linguagem levado a cabo na Universidade do Minho “Adaptação das Escalas MacArthur para o Português Europeu”, dos 15 aos 30 meses.
- Colaboradora do projeto CEFÁLIS-Associação Portuguesa para a Microcefalia- quinta pedagógica para a inclusão de adolescentes com perturbações cognitivas e Motoras.
Publicações/investigação
- Lima, R., & Cunha , C. (2017) Linguagem Escrita :Atividades de Conhecimento Fonológico Lisboa: Ed. Lidel.
- Lima, R. & Tavares, C.(2013). Dislexia: atividades de conhecimento fonológico (2ª ed. revista). Lisboa:LIDEL.
- Lima, R. (2013). Acessos e (In)sucessos na aquisição fonético-fonológica:proposta de uma metodologia de avaliação (vol. 2, pp. 106-126). Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
- Lima, R.(2011).Fonologia infantil: aquisição, avaliação, intervenção (2ª ed. revista).Coimbra: Almedina.
- Lima, R.(2009). Avaliação da fonologia infantil. Coimbra: Almedina.
- Moutinho, L.,Albuquerque, F.,Coimbra, R. &
- Lima, R. (2009). Actividades de compreensão gramatical em crianças com idade pré-escolar. Lisboa : Lidel.
- Lima, R.(2005). Aprendemos a consoante /r/ : guia de aprendizagem do fonema /r/ em todos os contextos silábicos. Braga :APPCDM.
- Gestuário Complementar para aprendizagem da articulação dos fonemas do português : material para a reeducação da linguagem . (2002) Edição de autor
- Lima, R. M. (2000). Linguagem Infantil – Da Normalidade à Patologia. Edições APPACDM Braga. ISBN: 972-8424 –76-0