Dados Básicos de Identificação
Nome: Helena dos Anjos Serra Diogo Fernandes
Formação Académica:
- Doutorada em Estudos da Criança, domínio da Educação Especial, pela Universidade do Minho.
- Licenciada em Direito pela Universidade de Coimbra. Advogada-Ordem dos Advogados, Conselho Distrital do Porto e ex-juiz social, no Tribunal de Família e Menores do Porto, em representação da ESEPF.
- Professora do 1.º Ciclo de Ensino Básico, pela Escola do Magistério Primário de Coimbra.
- Professora Especializada em Educação Especial pelo Instituto António Aurélio da Costa Ferreira, em Lisboa.
- Curso de pós-graduação em Educação Especial pelo IAACF.
- Curso de especialização em Sobredotação pelo World Council for Gifted and Talent Children
Atividade profissional
Autora de numerosos artigos relacionados com Dislexia e com Sobredotação e outro domínios de estudos, publicados em revistas estrangeiras e nacionais:
- Cadernos de estudo nº 4 – 2006 – A relação entre erro ortográfico e memória– ISSN 1645-9377 – nº 4 (2006), p.43-55;
- Cadernos de estudo nº 5 – 2007 – Dislexia e perturbações associadas : memória e atenção – ISSN 1645-9377. – nº 5 (2007), p.93-115;
- A mudança de atitude da escola face à dislexia: uma questão de política. Cadernos da APDIS. Porto: APDIS, 2002, A.1, n.º1, p. 43.
Para além dos referidos, estão publicados, de sua autoria. numerosos outros artigos sobre temáticas da educação especial:
- Lança, C., Serra, H.& Prista, J (2014). Reading Performance in Children with Visual Function Anomalies. International Journal Ophthalmology and Clinical Research 1(1), 2-5. Disponível em: http://clinmedlibrary.com/articles/ijocr/ijocr-1-001-reading-performance-in-children-with-visual-function-anomalies.pdf;
- Lança, C., Serra, H. &Prista, J.(2014).Strabismus, Visual Acuity, and Uncorrected Refractive Error in Portuguese Children Aged 6 to 11 Years. Strabismus 22(3), 115–119. DOI: 10.3109/09273972.2014.932395, etc.
Autora de vários livros sobre a organização da Educação Especial:
- Serra, H. (2002). Educação Especial: Integração das Crianças e Adaptação das Estruturas de Educação. Braga: Edições APPACDM Distrital de Braga. ISBN 972-8699-19-0.
Aurora de livros de apoio ao trabalho direto com alunos com Dislexia:
- Cadernos de Reeducação Pedagógica – Dislexia 1, 2, 3, 4, Porto Editora, 2001- ISBN 972-0-34552-7. ISBN 972-0-34553-5 : v.3. ISBN 972-0-34554-3 : v.4;
- Avaliação e Diagnóstico das Dificuldades Específicas de Aprendizagem – Professores, Edições Asa, Porto, 2005;
- Avaliação e Diagnóstico das Dificuldades Específicas de Aprendizagem – Alunos, Edições Asa, Porto, 2005 – ISBN 972-41-4121-7;
- Cadernos de Reeducação Pedagógica – Dislexia 1, 2, 3, 4, 5, 6, Porto Editora, 2008- ISBN 978-972-0-34561 a ISBN 978-972-0-34566;
- Modelos de intervenção em NEE :… dislexia. Alfragide, Gailivro, 2009. ISBN 978-888-888-551-1;
- Dislexia-Fichas de intervenção pedagógica 1, 2. Porto Editora, 2015.
Autora de vários livros de apoio ao trabalho de intervenção dos professores com alunos sobredotados e também de apoio à família:
- Será meu Filho Sobredotado? Porto Editora, 2015.
Numerosas entrevistas nos meios de Comunicação Social, tanto sobre o tema Sobredotação como sobre Dislexia – RTP 1 e 2, TVI, RTP Internacional, Euronews, Jornal de Notícias, Jornal O Público, Revista EDUCARE, Outras Revistas: Lux Woman, Máxima, Adolescente e muitas outras.