Ata do Simpósio
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS no ENSINO SUPERIOR
Porto, 08.07.2017
A Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, através do Departamento de Educação Especial e Psicologia, levou a cabo em 8.7.17, um Simpósio Internacional em que foi abordado o tema NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS no ENSINO SUPERIOR.
O que se pretendia era proporcionar um espaço de partilha de conhecimento, de debate e procura de soluções adequadas. É que, a par das medidas legislativas, importa falar sobre o impacto das problemáticas e das representações e vivências que ocorrem nos quotidianos da vida académica destes estudantes e respetivas instituições. Também nos contextos de ensino superior, eles sentem-se naturalmente confrontados com dificuldades e exigências que podem ser aplanadas, apoiadas, minoradas.
A Sessão de Abertura foi presidida pelo Diretor da ESEPF, acompanhado por representantes da Universidade do Porto e pela Coordenadora do Departamento. Durante a manhã teve lugar uma 1.ª sessão, com caráter formativo, durante a qual quatro docentes especializados da ESEPF abordaram questões relativas a diferentes problemáticas: a cegueira, a surdez, a dislexia, os problemas motores. Na 2.ª sessão, três docentes vindos da Universidade do Porto, das Faculdades de Desporto, de Engenharia e de Psicologia, e bem assim dois docentes vindos da Universidade da Corunha testemunharam, quanto a respostas diferenciadas para estudantes com NEE, o percurso efetuado pelas suas instituições, os obstáculos encontrados, as aprendizagens conseguidas.
Da parte da tarde teve lugar uma 3.ª sessão, em que participaram dois docentes de Institutos Politécnicos, de Leiria e do Porto, e bem assim um docente da Universidade do Minho, tendo partilhado as ações desenvolvidas, os êxitos alcançados, as dificuldades superadas ou a superar. O auditório sentia a mais valia do que era transmitido, porque iam sendo aflorados modelos cuja eficácia apontava para continuidade, a par de constatações, com interesse para aqueles que vão encetar tais caminhos.
Na 4.ª sessão um docente do Instituto Federal de S. Paulo apresentou os indicadores essenciais referentes a NEE, legislativamente previstos no Brasil, em relação ao Ensino Superior. Uma minuciosa descrição de exigências implicadas no conceito de acessibilidade a que é necessário atender numa qualquer sociedade efetivamente inclusiva.
Foi ainda apresentado o livro “Tecnologias com Sentido” da autoria de dois docentes da ESEPF, com a colaboração de alunos seus, no curso de especialização em educação especial.
Por fim foi apresentado por um docente especializado em EE, o Centro de Recursos – REFIIL – recentemente criado pelo Departamento de Educação Especial e Psicologia, com vista a apoiar a efetivação de diferenciações no campo das NEE.
O impacto da realização deste Simpósio, resultará do/a:
Na sessão de Encerramento, foram sublinhadas as seguintes ideias-força elaboradas a partir das intervenções efetuadas:
De registar ainda o facto de, no espaço de debate, terem sido dados contributos de excelência por vários participantes, incluindo estudantes com deficiência motora, em fase de formação pós graduada, e alguns professores estrangeiros que se encontram no nosso país a frequentar um curso de pós doutoramento, na Universidade de Aveiro. Antigos e atuais estudantes dos cursos de especialização em educação especial, da ESEPF, participaram neste Simpósio.
As comissões científica e organizadora registam a excelência das abordagens efetuadas e das reflexões e testemunhos oferecidos.
Este Simpósio correspondeu inteiramente ao que o DEEP planeou ao tomar como missão/obrigação sua, no campo das respostas educativas a estudantes com NEE, a promoção do diálogo e partilha entre instituições de ensino superior.
Hoje, é este um dos focos essenciais de ação, no campo da educação especial.