Rosa Lima

Rosa Maria Lima

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Biografia

Dados Básicos de Identificação

Nome: Rosa Maria Lima,

Formação Académica:   

  • Licenciatura em Filosofia -Univ. do Porto;
  • Mestre em Psicopatologias da Linguagem –Univ. Pontifícia de Comillas, Madrid); Doutora em Psicologia   (área Linguagem)- Universidade Pontifícia de Salamanca.

Atividade profissional:

  • Professora da Escola Superior de Educação Paula Frassinetti, Porto - Módulo: Avaliação e Intervenção em Deficiência Motora 
  • Coordenadora Técnica do Centro de Reabilitação da Linguagem, CERELPE-Braga
  • Atividades de Reeducação de Fala e Linguagem na clínica médica Dr. André Silva, (Oporto Medical Center) Porto
  • Grande experiência em Formação de Professores sobre Problemáticas de  Fala e Linguagem  a profissionais da educação, psicólogos, etc ; supervisão   de trabalhos  académicos  a profissionais da educação, na área da linguagem e problemáticas motoras e reeducação de fala, linguagem e voz   em crianças e adultos.
  • Professora Convidada do ISMAI

     

Investigação\Publicações

Investigação

  • Membro colaborador do  CIE (Centro de Investigação em Educação)- Universidade do Minho- Braga,
  • Projeto Atual: ASSESS FOR PREVENTING: tracking studies and validation of the MacArthur-Bates Communicative Development Inventories for European Portuguese
  • Membro Colaborador do Departamento de Línguas e Culturas da Uinversidade de Aveiro
  • Em curso: 

    Lima, R (coordenadora) e Moutinho L.C.(CLLC- Professora Associada, Universidade de Aveiro): Estudo e validação de PROVA DE PERCEÇÃO AUDITIVA:Memória E COMPREENSÃO VERBAL

Publicações

  • Lima, R., & Cunha , C. (2017) Linguagem Escrita :Atividades de Conhecimento Fonológico Lisboa: Ed. Lidel.
  • Lima, R. & Tavares, C.(2013). Dislexia: atividades de conhecimento fonológico (2ª ed. revista). Lisboa:LIDEL. 
  • Lima, R. (2013). Acessos e (In)sucessos na aquisição fonético-fonológica:proposta de uma metodologia de avaliação (vol. 2, pp. 106-126). Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
  • Lima, R.(2011).Fonologia infantil: aquisição, avaliação, intervenção (2ª ed. revista).Coimbra: Almedina.
  • Lima, R.(2009). Avaliação da fonologia infantil. Coimbra: Almedina. 
  • Moutinho, L.,Albuquerque, F.,Coimbra, R. & Lima, R. (2009). Actividades de compreensão gramatical em crianças com idade pré-escolar. Lisboa : Lidel. 
  • Lima, R.(2005). Aprendemos a consoante /r/ : guia de aprendizagem do fonema /r/ em todos os contextos silábicos. Braga :APPCDM.
  • Gestuário Complementar para aprendizagem da articulação dos fonemas do português : material para a reeducação da linguagem . (2002) Edição de autor
  • Lima, R. M. (2000). Linguagem Infantil – Da Normalidade à Patologia. Edições APPACDM Braga. ISBN: 972-8424 –76-0