Dados Básicos de Identificação
Nome: Rui João Teles da Silva Ramalho
Formação Académica:
- Licenciatura em Matemática – Ramo Científico: Especialização em Computação da Universidade de Coimbra
- Mestrado em Matemática / Educação da Universidade Portucalense
- DEA em Perspectivas Didácticas em Áreas Curriculares da Universidade de Santiago de Compostela
- Doutoramento em Ciências da Educação da Universidade de Vigo
Atividade profissional:
- Professor Adjunto na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti no departamento de Formação de Professores
- Coordenador da Unidade de Formação em Tecnologias de Informação e Comunicação e da Pós-Graduação em TIC em contextos de Aprendizagem na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti desde 2011
- Coordenador do centro de eLearning da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti desde 2011
Regente e responsável de várias unidades curriculares de matemática, didática da matemática e tecnologia educativa
Perito externo TEIP no Agrupamento de Escolas Marco de Canaveses desde 2014
Formador nas áreas de Matemática/Métodos Quantitativos, Didácticas Específicas (Matemática) e Tecnologias Educativas
PROJETOS
- 2015-2017: Investigador do projeto Erasmus + CERTIC
- 2013 -2016: Consultor Científico do projeto Erasmus + “ I play maths”
- 2009-2012: Investigador no projeto E-Teacher 2.0 – Empowering Teacher’s ICT- Pedagogical Competencies
- 2009-2010: Plan de Acción Tutorial a través de las TIC para Alumnado de movilidad – Universidade de Murcia
- 2012-2014: Tutoria Digital – ESEPF
COMUNICAÇÕES:
- V CONGRESO INTERNACIONAL. A FENDA DIXITAL: TIC, NEE, INCLUSÃO E EQUIDADE
- Análise da comunicação, interação e satisfação entre professores de diferentes níveis de ensino em formação mediada por LMS. – 2016
- Internet Segura – Escola Básica da Prozela – 2014
- Instrumentos de Transdisciplinaridade usando o Moodle possíveis contributos de um espaço formativo – U. Minho – 2013
- E-learning na formação de Professores – Instituto Politécnico do Porto -2011
- E-leaning no ensino superior: a experiência da ESE Paula Frassinetti – Nova Escola Galega – 2008
- Encontros Marcados, supervisionados, Avaliados:TIC em Contextos de Aprendizagem – U. Minho – 2009
- Matemática no Jardim de Infância com Livros Interactivos Multimédia – Workshop – ESEPF – 2007
- Exploração do MOODLE nos pressupostos de Bolonha:contributos do e-learning – Instituto Politécnico do Porto -2007
ARTIGOS:
- Ramalho, R.; Monteiro, F. (2016). Triângulos e paralelogramos com o geogebra no 5.o ano. In C. Mesquita, M. V. Pires & R. P. Lopes (Eds.), Livro de atas do 1.o encontro internacional de formação na docência, INCTE 2016. Bragança, Portugal: Instituto Politécnico de Bragança.
- Ramalho, R.;Cid,X. (2015). “Ensino/Aprendizagem da estatística promovendo o pensamento crítico utilizando o fórum de uma LMS”. Revista de estudios e investigación en psicología y educación. Vol (13).
- Rodrigues, Elvira. Ramalho, R. (2013).” Instrumentos de Transdisciplinaridade Usando O Moodle – Possíveis Contributos De Um Espaço Formativo. In Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia..ISBN: 978-989-8525-22-2. Braga: Universidade do Minho
- Gonçalves, Daniela A. R; Ramalho, R. (2011). “E-learning no Ensino Superior: a experiência da ESE de Paula Frassinetti”, Fernández, X., Rodríguez Rodríguez, X. (Coords). A fenda dixital: as TIC, entre a escola e a comunidade. Coruña: Tórculo Artes Gráficas. pp.319-328.
RAMALHO, Rui; ALMEIDA, Celeste – A Interação dos Professores com Pais de Crianças com Deficiência Mental.Cadernos de Estudo. Porto: ESE de Paula Frassinetti. nº 5 (2007), p.47-57
Orientação de projetos de Investigação:
- Criação de recursos digitais para crianças com Necessidades Educativas Especiais do Agrupamento de Escolas de Mindelo (2010) http://hdl.handle.net/20.500.11796/856
- Atividades Multimédia: Intervenção em crianças com discalculia (2008)
LIVROS
Tecnologias com Sentido ISBN: 978-989-98940-9-9