Rui Ramalho

Rui Ramalho

2647077631189212
Biografia

Dados Básicos de Identificação

Nome: Rui João Teles da Silva Ramalho

Formação Académica:   

  • Licenciatura em Matemática – Ramo Científico: Especialização em Computação da Universidade de Coimbra
  • Mestrado em Matemática / Educação da Universidade Portucalense
  • DEA em Perspectivas Didácticas em Áreas Curriculares da Universidade de Santiago de Compostela
  • Doutoramento em Ciências da Educação da Universidade de Vigo

Atividade profissional:

  • Professor Adjunto na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti no departamento de Formação de Professores
  • Coordenador da Unidade de Formação em Tecnologias de Informação e Comunicação e da Pós-Graduação em TIC em contextos de Aprendizagem na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti desde 2011
  • Coordenador do centro de eLearning da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti desde 2011
  • Regente e responsável de várias unidades curriculares de matemática, didática da matemática e tecnologia educativa

  • Perito externo TEIP no Agrupamento de Escolas Marco de Canaveses desde 2014

  • Formador nas áreas de Matemática/Métodos Quantitativos, Didácticas Específicas (Matemática) e Tecnologias Educativas

Investigação/Publicações

PROJETOS

  • 2015-2017: Investigador do projeto Erasmus + CERTIC
  • 2013 -2016: Consultor Científico do projeto Erasmus +  “ I play maths”
  • 2009-2012: Investigador no projeto E-Teacher 2.0 – Empowering Teacher’s ICT- Pedagogical Competencies
  • 2009-2010: Plan de Acción Tutorial a través de las TIC para Alumnado de movilidad – Universidade de Murcia
  • 2012-2014: Tutoria Digital – ESEPF

COMUNICAÇÕES:

  • V CONGRESO INTERNACIONAL. A FENDA DIXITAL: TIC, NEE, INCLUSÃO E EQUIDADE
  • Análise da comunicação, interação e satisfação entre professores de diferentes níveis de ensino em formação mediada por LMS. - 2016
  • Internet Segura – Escola Básica da Prozela – 2014
  • Instrumentos de Transdisciplinaridade usando o Moodle possíveis contributos de um espaço formativo – U. Minho - 2013
  • E-learning na formação de Professores - Instituto Politécnico do Porto -2011
  • E-leaning no ensino superior: a experiência da ESE Paula Frassinetti – Nova Escola Galega – 2008
  • Encontros Marcados, supervisionados, Avaliados:TIC em Contextos de Aprendizagem – U. Minho – 2009
  • Matemática no Jardim de Infância com Livros Interactivos Multimédia – Workshop – ESEPF - 2007
  • Exploração do MOODLE nos pressupostos de Bolonha:contributos do e-learning – Instituto Politécnico do Porto -2007

ARTIGOS:

  • Ramalho, R.; Monteiro, F. (2016). Triângulos e paralelogramos com o geogebra no 5.o ano. In C. Mesquita, M. V. Pires & R. P. Lopes (Eds.), Livro de atas do 1.o encontro internacional de formação na docência, INCTE 2016. Bragança, Portugal: Instituto Politécnico de Bragança.
  • Ramalho, R.;Cid,X. (2015). “Ensino/Aprendizagem da estatística promovendo o pensamento crítico utilizando o fórum de uma LMS”. Revista de estudios e investigación en psicología y educación. Vol (13).
  • Rodrigues, Elvira. Ramalho, R. (2013).” Instrumentos de Transdisciplinaridade Usando O Moodle - Possíveis Contributos De Um Espaço Formativo. In Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia..ISBN: 978-989-8525-22-2. Braga: Universidade do Minho
  • Gonçalves, Daniela A. R; Ramalho, R. (2011). "E-learning no Ensino Superior: a experiência da ESE de Paula Frassinetti", Fernández, X., Rodríguez Rodríguez, X. (Coords). A fenda dixital: as TIC, entre a escola e a comunidade. Coruña: Tórculo Artes Gráficas. pp.319-328.
  • RAMALHO, Rui; ALMEIDA, Celeste - A Interação dos Professores com Pais de Crianças com Deficiência Mental.Cadernos de Estudo. Porto: ESE de Paula Frassinetti. nº 5 (2007), p.47-57

Orientação de projetos de Investigação:

  • Criação de recursos digitais para crianças com Necessidades Educativas Especiais do Agrupamento de Escolas de Mindelo (2010) http://hdl.handle.net/20.500.11796/856
  • Atividades Multimédia: Intervenção em crianças com discalculia (2008)

LIVROS

Tecnologias  com Sentido  ISBN: 978-989-98940-9-9