Ana Gomes

Ana Gomes

ana-1
Biografia

Nome: Ana Gomes,

Formação Académica: 

  • Doutoramento em Ciências da Educação pela Universidad de Jaén – área de especialização em Educação Especial – registo na Universidade do Porto, nº 14/2013.
  • Màster en Logopèdia. Reabilitació Dels Transtorns del Llenguage I de la Parla, pela Universitad Politècnica de Catalunya. Membro do Colégio de Logopedas da Cataluña com carteira profissional nº 1488/CLC.
  • Pós-Graduação em Psicomotricidade - Núcleo de Estudos e Observação em Psicomotricidade, do Departamento de Educação Especial e Reabilitação, da Faculdade de Motricidade Humana, da Universidade Técnica de Lisboa.
  • Licenciatura em Pedagogia: Habilitação Específica em Educação Especial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – Porto Alegre.
  • Especialização certificada pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua nas Áreas:
    • B06 – Educação Especial;
    • C13 - Sensibilização à Educação Especial - registo CCPFC/RFO-17432
    • Domínio de Problemas Graves de Comunicação e Linguagem - registo CCPFC/FEC-0163/04
  • Formadora com Acreditação Profissional – CAP nº EDF 476942/2008 DC Registo e ID ORCID.org/0000-0002-2492-3112

Áreas de Intervenção e Formação

  • Educação Especial
  • Reabilitação e Terapêutica em Educação Especial e Problemas Graves da Comunicação e Linguagem.
  • Família e Resiliência.

Atividade Profissional

  • Professora Adjunta da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti –Porto.
  • Coordenadora Adjunta do Departamento de Educação Especial e Psicologia – ESEPF.
  • Investigadora do CIPAF-Centro de Investigação de Paula Frassinetti e do CieED-Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento.
  • Vários artigos publicados em revistas de especialização, orientação de monografias de pós-graduação em Educação Especial, orientação de dissertações de mestrados na área da Formação de Professores e Educação Especial.
Investigação/Publicações

Publicações

  • Fernandes, A.S., Gomes, A., & Lima, M. (Org.). (2016). Educação especial em tese: 25 anos a formar professores. Porto: ESEPF.
  • Silva, S., Gomes, A. & Trevisan, G. (2016). As respostas sociais para o estudante do ensino superior com paralisia cerebral. In Fernandes, A.S., Gomes, A., & Lima, M. (Org.). (2016). Educação especial em tese: 25 anos a formar professores. Porto: ESEPF. 
  • Gomes, A., & Vieira, M. (2015, set./dez.). A importância da supervisão colaborativa no desenvolvimento profissional do docente de educação especial. Revista Educação Especial, 28 (53), 751-164.
  • Gomes, A. (2013). Investigação da resiliência em contextos familiares que apresentam filhos com deficiência. Atas do III Congresso Internacional - Educação Inclusiva e Equidade. Almada: Pró-Inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial. 
  • Gomes, A. (2013). Análisis e incidencia de los factores de resiliencia en padres y madres con hijos, que bajo el constructo de la diversidad, son etiquetados como discapacitados:una propuesta de intervención en el ámbito sociofamiliar. Dissertação de doutoramento.Univ. Jaén, Espanha
  • Gomes, A. (2009). A arte de e para superar a vida. Saber & Educar,14. 
  • Gomes, A. (2008). Escola: um trampolim para a resiliência onde a adversidade é a deficiência. Saber (e) Educar, 13, 281-285.