Nome: Ana Gomes,
Formação Académica:
- Doutoramento em Ciências da Educação pela Universidad de Jaén – área de especialização em Educação Especial – registo na Universidade do Porto, nº 14/2013.
- Màster en Logopèdia. Reabilitació Dels Transtorns del Llenguage I de la Parla, pela Universitad Politècnica de Catalunya. Membro do Colégio de Logopedas da Cataluña com carteira profissional nº 1488/CLC.
- Pós-Graduação em Psicomotricidade – Núcleo de Estudos e Observação em Psicomotricidade, do Departamento de Educação Especial e Reabilitação, da Faculdade de Motricidade Humana, da Universidade Técnica de Lisboa.
- Licenciatura em Pedagogia: Habilitação Específica em Educação Especial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – Porto Alegre.
- Especialização certificada pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua nas Áreas:
- B06 – Educação Especial;
- C13 – Sensibilização à Educação Especial – registo CCPFC/RFO-17432
- Domínio de Problemas Graves de Comunicação e Linguagem – registo CCPFC/FEC-0163/04
- Formadora com Acreditação Profissional – CAP nº EDF 476942/2008 DC Registo e ID ORCID.org/0000-0002-2492-3112
Áreas de Intervenção e Formação
- Formação de Professores
- Educação Especial
- Reabilitação e Terapêutica em Educação Especial e Problemas Graves da Comunicação e Linguagem.
Atividade Profissional
- Professora Adjunta da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti –Porto.
- Coordenadora do Departamento de Formação em Educação Especial e Psicologia.
- Diretora da Pós-graduação em Educação Especial: Inclusão, Desenvolvimento e Aprendizagens (b-Learning).
- Membro da Comissão Executiva do Mestrado em Educação – Áreas de Especialização: Inovação em Educação / Supervisão Pedagógica e Orientação da Prática Profissional / Inclusão em Educação.
- Docente do Departamento de Formação de Professores.
- Docente do Departamento de Formação em Educação Especial e Psicologia.
- Membro do CIPAF – Centro de Investigação Paula Frassinetti.
- Investigadora Integrada do inED – Centro de Investigação e Inovação em Educação da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto.
- Investigadora Colaboradora no CeiED – Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Porto.
- Membro representante da ESEPF no ORSIES – Observatório de Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior
- Orientação de projetos/relatórios/dissertações na área da Educação Inclusiva e Formação de Professores
- Vários livros e artigos publicados em revistas de especialização
Publicações
PUBLICAÇÕES PEDAGÓGICAS – MANUAIS PEDAGÓGICOS OU OUTRAS PUBLICAÇÕES DE ÂMBITO PEDAGÓGICO
- Gomes, A., Silva, B. & Gouveia, J. (2019). Práticas Pedagógicas: objetivos, métodos e avaliação. Porto: ESEPF. ISBN 978-989-99984-8-3. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2822
- Gomes, A, Silva, B., Craveiro, C., Pinheiro, A., Sousa, J. & Fernandes, A. M. (2019). Situar a educação de infância, o educador e a criança (pp. 13- 29). In Silva, B., Craveiro, C., Pinheiro, A. & Sousa, J. (Org.). (2019). Juntos pela Criança – caderno de orientação pedagógica. Porto: ESEPF. ISBN 978-989-99984-5-2. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2760
PRODUÇÃO CIENTÍFICA E TÉCNICA
- Gomes, A. & Borges, G. (2021). O Educador de Infância na Unidade de Neonatologia. AICA – Associação de Investigação Científica do Atlântico, 13(1), 122-139. Part of ISSN: 1647-3531. https://pt.calameo.com/read/002167773d544d3013437
- Gomes, A. & Carvalheira, A. (2021). Diversidade e inclusão, sensibilizar para o outro que é diferente de mim. RELAdEI. Revista Latino Americana de Educación Infantil, 10(1), 109-121. https://revistas.usc.gal/index.php/reladei/article/view/7554
- Gomes, A. & Lourenço, N. (2021). Representações e perceções dos educadores de infância sobre a sua atuação profissional nos riscos do desenvolvimento infantil. Saber & Educar, [S.l.], n. 30, out. 2021. ISSN 1647-2144. Disponível em: <http://revista.esepf.pt/index.php/sabereducar/article/view/414>. Acesso em: 10 Jan. 2022. doi: http://dx.doi.org/10.17346/se.vol30.414.
- Filipe, S., Silva, B., & Gomes, A. (2021). Perspectivas acerca de la participación infantil en el entorno educativo. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 8(1), 57-75. https://doi.org/10.17979/reipe.2021.8.1.7003
- Oliveira, A. T., Gomes, A., Almeida, H. & Meirelles, R. (2021). Tecnologia assistiva: um olhar pedagógico para o ensino de ciências acessível ao estudante com paralisia cerebral. In Chaves, F. & Braz. R. (org.), Anais do I Seminário Interdisciplinar em Tecnologia Assistiva. ISBN 978-65-00-15604-1. https://www.researchgate.net/publication/348310962
- Oliveira, A. T., Gomes, A., Almeida, H.C.C.C. & Meireles, R. M.S. (2020). Aquisição da Linguagem orla/escrita pela criança com Paralisia Cerebral: Comunicação Alternativa na perspetiva da Neuroeducação. In Pinhal, J., Cavaco, C., Cardona, Mª.J., Costa, F., Marques, J. & Faria, R. (Orgs.). Tempos, espaços e artefectos em Educação. Lisboa: AFIRSE Portugal e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. http://afirse.ie.ul.pt/coloquios/xxvi-coloquio-2019/atas-2019/. ISBN: 978-989-8272-39-3
- Esgaio & Gomes. (2018). Livro verde sobre Responsabilidade social e instituições do ensino superior. SA PRESS FORUM – Comunicação Social. ISBN: 978-972-8976-05-7. https://issuu.com/forumestudante/docs/orsies_-_livro_verde
- Gomes, A., Lamounier, S. & Ferreira-Lopes, P. (2018). El cuerpo y el sonido en el desarrollo de las potencialidades interccionales de niños y jóvenes con Necesidades Educativas Especiales. Revista de Educación Inclusiva, 11(2), 101-118. Disponível em http://www.revistaeducacioninclusiva.es/index.php/REI/article/view/367/362. ISSN: 1989-4643.
- Gomes, A., Fernandes, A.S. & Lima, M. (Org.). (2016). Educação especial em tese: 25 anos a formar professores. Porto: ESEPF. ISBN 978-989-98940-6-8. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2319
- Silva, S., Gomes, A. & Trevisan, G. (2016). As respostas sociais para o estudante do ensino superior com paralisia cerebral. In Fernandes, A.S., Gomes, A., & Lima, M. (Org.). (2016). Educação especial em tese: 25 anos a formar professores. Porto: ESEPF. ISBN 978-989-98940-6-8. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2319
- Silva, S., Gomes, A. & Trevisan, G. (2016). As respostas sociais para o estudante do ensino superior com paralisia cerebral. In Fernandes, A.S., Gomes, A., & Lima, M. (Org.). (2016). Educação especial em tese: 25 anos a formar professores. Porto: ESEPF.
- Gomes, A., & Vieira, M. (2015, set./dez.). A importância da supervisão colaborativa no desenvolvimento profissional do docente de educação especial. Revista Educação Especial, 28 (53), 751-164.
- Gomes, A., Ramalho, R., Ferreira, A. L., Craveiro, C. & Gonçalves, D. (2014). Formação de Professores – A relação educativa baseada em valores, saberes, e práticas de referência. In Memórias e Rumos (pp.99-102). Porto: ESEPF. ISBN: 978-989-98940-0-6.
- Gomes, A. (2013). Investigação da resiliência em contextos familiares que apresentam filhos com deficiência. Atas do III Congresso Internacional – Educação Inclusiva e Equidade. Almada: Pró-Inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial.
- Gomes, A. (2013). Análisis e incidencia de los factores de resiliencia en padres y madres con hijos, que bajo el constructo de la diversidad, son etiquetados como discapacitados:una propuesta de intervención en el ámbito sociofamiliar. Dissertação de doutoramento.Univ. Jaén, Espanha
- Gomes, A. (2009). A arte de e para superar a vida. Saber & Educar,14.
- Gomes, A. (2008). Escola: um trampolim para a resiliência onde a adversidade é a deficiência. Saber (e) Educar, 13, 281-285.