Carlos Afonso

Carlos Manuel Peixoto Afonso

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Biografia

DADOS PESSOAIS


Nome: Carlos Manuel Peixoto Afonso
Nascimento: 17-02-1959, Porto/Norte - Portugal
Endereço profissional: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.

 

FORMAÇÃO ACADÉMICA

  • Curso do Magistério Primário. Escola do Magistério Primário do Porto.
  • Licenciatura em Ciências da Educação. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto.
  • Ciências da Educação- educação da criança. Universidade do Porto.
    Título da dissertação/tese: Estudo dos currículos alternativos propostos para alunos com necessidades educativas especiais integrados em escolas do 2º e 3º Ciclos.
  • Ciências da Educação. Universidade do Porto.
    Título da dissertação: Dos discursos e das possibilidades de construção de um currículo contra-hegemónico na educação de surdos.
  • Formação complementar:
    • Especialização/Pós-Graduação em Curso de formação de professores de educação especial.

ATIVIDADE PROFISSIONAL 

 

Publicações/Investigação

Livros publicados

  • Afonso, Carlos Manuel Peixoto. Reflexões sobre a surdez. Problemática específica da surdez/A educação de Surdos. 1. ed. Porto: Gailivro, 2008. .

Capítulos de livros publicados

  • Afonso, Carlos Manuel Peixoto; Santos, Maria Manuel (Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti). Transição para a vida activa de jovens com deficiência mental- estudo empírico. Estudos em NEE. ed. Porto: Gailivro e ESEPF, 2008, p. 71-102.
  • Afonso, Carlos Manuel Peixoto. Currículo Contra-hegemónico na Educação de Surdos – síntese de um estudo. Investigação em Educação Inclusiva. ed. Lisboa: FEEI, 2007, v. 2, p. 47-67.
  • Afonso, Carlos Manuel Peixoto. Surdez: factor de exclusão social?. Actas do Encontro de Intervenção Social: saberes e contextos. ed. Porto: ESE de Paula Frassinetti, 2006, p. 19-26.
  • Afonso, Carlos Manuel Peixoto. Uma escola “surda congénita”?. Gailivro. Encontro Internacional Educação Especial. Diferenciação do conceito à prática. Porto: Gailivro, 2005, p. 61-72.
  • Afonso, Carlos Manuel Peixoto. UAS- Realidade ou Utopia?. CIIE/ Edições Afrontamento. Perscrutar e escutar a surdez. ed. Porto: CIIE/ Edições Afrontamento, 2005, p. 119-123.

Artigos publicados

  • Afonso, Carlos Manuel Peixoto. “E… o depois da escola?” . Saber (e) educar, n. 2, p. 63-75, 1997.
  • Afonso, Carlos Manuel Peixoto. “Currículos alternativos para alunos com necessidades educativas especiais- 2º e 3º ciclos". . Saber (e) educar, n. 5, p. 131-146, 2000.
  • Afonso, Carlos Manuel Peixoto. Formação de professores para a(s) diferença(s). Saber (e) educar, n. 9, p. 33-46, 2004.
  • Afonso, Carlos Manuel Peixoto. Inclusão e mercado de trabalho – papel da escola na transição para a vida adulta de alunos com NEE”. Saber (e) educar, 10. ESE de Paula Frassinetti, n. 10, p. 53-66, 2005.
  • Afonso, Carlos Manuel Peixoto; Cavalcanti, Joana. Do desconhecimento do Outro à Interculturalidade: a vida (re)escrita no processo de formação profissional. Cadernos de estudo, n. 4, p. 9-21, 2006.
  • Afonso, Carlos Manuel Peixoto. Formação de professores para a educação bilingue de surdos. Saber(e)educar, n. 13, p. 159-169, 2008.
  • Afonso, Carlos Manuel Peixoto. O Orgulho Surdo (“Deaf Pride”). surdosnotícias, n. 5, p. 4, 2010.
  • Afonso, Carlos Manuel Peixoto. Sicard, Massieu e os professores surdos.. Surdosnotícias, n. 2, p. 4, 2010.
  • Afonso, Carlos Manuel Peixoto. O Congresso de Milão e a supremacia do oralismo. surdosnotícias, n. 3, p. 4, 2010.
  • Afonso, Carlos Manuel Peixoto. Afinal é uma língua!... A importância dos Estudos dos linguistas. surdosnotícias, n. 4, p. 4, 2010.
  • Afonso, Carlos Manuel Peixoto. A “experiência do Covelo". surdosnoticias, n. 7, p. 5, 2011.
  • Afonso, Carlos Manuel Peixoto. A escola do Bom Pastor e a experiência “6+6”. surdosnoticias, n. 8, p. 6-7, 2011.
  • Afonso, Carlos Manuel Peixoto. Revisitando os anos 80. surdosnoticias, n. 9, p. 5-6, 2011.

Participação editorial em revistas

  • Saber e educar. Conselho redatorial.
  • Indagatio. Conselho científico.
Orientações\Juri em Teses

Doutoramento

  • Participação em júri de Gracinda Cruz Machado Sousa. O aluno com deficiência motora e a acessibilidade arquitetónica no ensino básico. Um estudo de caso: o concelho de Guimarães. 2009. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
  • Participação em júri de Maria Daniela Santos Nascimento. Escolas de referência- valor acrescentado para a comunicação e educação dos surdos. 2012. Universidade Portucalense Infante Dom Henrique.
  • Participação em júri de Maria do Céu Gomes. A reconfiguração politica da surdez e da educação de surdos em Portugal: entre os discursos identitários e os discursos de regulação. 2013. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto.
  • Participação em júri de Lídia Guedes Silvano. Constrangimentos no processo de desenvolvimento vocacional e tomada de decisão dos alunos do ensino regular. 2013.Universidade Portucalense Infante Dom Henrique.
  • Participação em júri de Maria Aurora de Lima Baptista. Estudo follow-up de um grupo de talentos psicomotores. 2013. Universidade Portucalense Infante Dom Henrique.
  • Participação em júri de Francisco José Pires Alves. Transição da escola para a vida adulta: experiências de aprendizagem integrada. 2013. Universidade Portucalense Infante Dom Henrique.
  • Participação em júri de Micaela Cristina Sousa Santos. Aprendizagem da Leitura e Escrita em Crianças com Trissomia 21: Proposta de um modelo de Intervenção. 2013. Universidade Católica Portuguesa.
  • Participação em júri de Maria de Fátima Gomes Sarmento Chaves. A Língua gestual na educação física e no desporto. (Re)pensar as ferramentas de ensino e a equipa pedagógica. 2014. Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.
  • Participação em júri de Susana Barbosa de Sousa. Representações sociais do trabalho do Intérprete de Língua Gestual Portuguesa em contexto educativo: estudo com professores e intérpretes. 2015. Universidade Fernando Pessoa.
  • Participação em júri de Maria de Fátima dos Santos Martins Fradinho. A constituição de turmas como contributo na construção de uma escola para todos. 2015. Universidade Portucalense Infante Dom Henrique.
  • Participação em júri de Filipa Maria Patrão da Cruz Ferreira. A perceção das escolas sobre a avaliação externa e o seu impacto nos resultados escolares dos alunos. 2015. Universidade Portucalense Infante Dom Henrique.
  • Participação em júri de Karla Patricia Ramos da Costa. Estratégias pedagógicas utilizadas por professores de língua portuguesa (LP) como segunda língua (L2) em escolas de referência para a educação bilingue de alunos surdos (EREBAS) em Portugal. 2016. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto.

 

Mestrado

  • Participação em júri de Lídia Alexandra Lencastre de Magalhães Torres da Costa. Fatores de eficácia no processamento da informação em crianças e jovens com dificuldades de aprendizagem. 2005. Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física- Universidade do Porto.
  • Participação em júri de Angelina Augusta Fernandes. A participação/envolvimento da comunidade educativa na escola inclusiva. 2005. Universidade Portucalense Infante Dom Henrique.
  • Participação em júri de Suzete Mónica Correia Neves. Contributo do Instituto de S. Manuel para a educação de cegos. 2006. Universidade Portucalense Infante Dom Henrique.
  • Participação em júri de João Manuel Andrade Castilho. A inclusão escolar de alunos com cegueira e baixa visão e o papel das TIC- a voz dos alunos. Estudo de caso. 2007. Universidade Católica Portuguesa.
  • Participação em júri de Micaela Cristina Sousa Santos. o processo ensino-aprendizagem nas áreas curriculares de língua portuguesa (leitura/escrita) das crianças portadoras de trissomia 21 nas salas de aula do ensino regular no 1º ciclo do ensino básico. 2007. Universidade Católica Portuguesa.
  • Participação em júri de Claudia Belmonte. As percepções dos docentes do ensino regular sobre o trabalho desenvolvido com alunos com NEE- estudo de caso. 2007. Universidade Portucalense Infante Dom Henrique.
  • Participação em júri de Maria Orquídea Lourenço Simões. A sintaxe na produção escrita da criança surda- estudo comparativo. 2007. Instituto Universitário da Maia.
  • Participação em júri de Isabel Maria Dias Ribeiro. Educação inclusiva na escola básica portuguesa. Perspetivas e práticas pedagógicas de professores de educação tecnológica da região autónoma da Madeira face à inclusão de jovens com NEE. 2008. Universidade Portucalense Infante Dom Henrique.
  • Participação em júri de Maria Luísa de Jesus Victor. Narrativas da dislexia: uma análise de trajetórias inscritas no espaço social da diferença. 2008. Faculdade de Psicologia e Ciências da educação-Universidade de Lisboa.
  • Participação em júri de Maria Daniela Santos Nascimento. A voz dos surdos. A língua gestual portuguesa no processo comunicacional. 2009. Universidade Portucalense Infante Dom Henrique
  • Participação em júri de Elisete Maria Pinto da Costa. As IPSS's face à inserção/inclusão de crianças com NEE. Um estudo de caso. 2009. Universidade Católica Portuguesa.
  • Participação em júri de Anabela Mafra d' Oliveira Santos Gonçalves Bastos. A percepção dos professores sobre os alunos sobredotados versus o alheamento da escola. 2009. Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
  • Participação em júri de Maria Alice Cunha Galiza Carneiro. A doença oncológica em idade escolar- articulação e cooperação entre hospital, família e escola como contributo para uma educação plena. 2010. Universidade Portucalense Infante Dom Henrique.
  • Participação em júri de Cordália Maria da Paixão Pereira. A dimensão ética na avaliação das organizações escolares. 2010. Universidade Católica Portuguesa.
  • Participação em júri de Rosalina Valente de Sousa. Comunicação e surdez. O discurso escrito. Estudo comparativo entre alunos com e sem implante. 2010. Universidade Portucalense Infante Dom Henrique.
  • Participação em júri de Joana de Sousa Passos Carvalho Barbas. (Re)pensar a escola inclusiva- da arquitetura da inclusão à arquitetura da realidade. 2010. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto.
  • Participação em júri de Ilidio Pinto da Fontoura. Incluindo os "excluidos"- preparação para a vida ativa. 2010. Universidade Portucalense Infante Dom Henrique.
  • Participação em júri de Maria Julieta Proença Malafaia. Conceções dos professores face aos alunos com necessidades educativas especiais. 2010. Escola Superior de Educação Jean Piaget-Arcozelo.
  • Participação em júri de Albina Manuela Gomes Ferreira Torres. Contributos para o conhecimento da aquisição da linguagem infantil, dos 16 aos 30 meses no Português europeu. 2010. Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
  • Participação em júri de Ildeci Bernardo Reis Pereira. A importância da organização do espaço na sala de aula na educação de infância. Uma perspetiva para alunos com necessidades educativas especiais. 2011. Universidade Portucalense Infante Dom Henrique.
  • Participação em júri de Joana Isabel Pereira Magalhães Miranda. Impacto da implementação de um programa interventivo, relativamente à habilidade da leitura e escrita, no adulto com trissomia 21: um estudo de caso. 2011. Universidade Católica Portuguesa.
  • Participação em júri de Ana do Rosário Fernandes de Pina. Fontes de informação em sexualidade. Percepções de jovens alunos surdos do Porto. 2011. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto.
  • Participação em júri de Natália Pereira Maltez. Vozes surdas: escuta de narrativas escolares de surdos desde a intervenção precoce ao ensino superior. 2011. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto.
  • Participação em júri de Francisco Manuel Rabaça Madeira. Promovendo uma interação inclusiva numa turma do 3º ciclo. 2011. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
  • Participação em júri de Cândida Marlene Pinto Castro Ribeiro. O papel do professor no processo de inclusão de alunos com deficiência mental em turmas regulares. 2011. Escola Superior de Educação Jean Piaget-Arcozelo.
  • Participação em júri de Ana Maria de Matos Alves Ferreira. Desafios da aprendizagem cooperativa no ensino secundário. 2011. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
  • Participação em júri de Maria de Deus Pereira Mestre. Bem-estar subjetivo em crianças e jovens com deficiência auditiva na perspetiva dos pais/cuidadores. 2011. Universidade Lusíada Porto.
  • Participação em júri de Genoveva Maria Raminhos Filipe Tomaz. Aprender: uma necessidade, um direito e uma possibilidade ao alcance de todos. 2011. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
  • Participação em júri de Ana Susana da Silva Cortes. Surdos isolados, um estudo de caso: a construção de cidadania, identidade e literacia. 2011. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto.
  • Participação em júri de Tânia Maria da Silva Pereira. Intérprete de Língua gestual portuguesa, sobre a sua (in)visibilidade no sistema educativo. 2011. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto.
  • Participação em júri de Regina da Conceição Martins Lopes Silva. Primeiras produções gestuais em crianças surdas- gestos espontâneos e modelados: alterações em parâmetros sublexicais. 2011. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto.
  • Participação em júri de Ana Isabel Rosa Borges. Em redor dos livros: o despertar da leitura no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico. 2012. Escola Superior de Educação Jean Piaget-Arcozelo.
  • Participação em júri de Maria Eduarda Rocha Soares. Alimentação saudável no desenvolvimento da criança. 2012. Escola Superior de Educação Jean Piaget-Arcozelo.
  • Participação em júri de Ana Cristina Ferreira Macedo. Bem estar subjetivo em crianças e adolescentes com deficiência auditiva. 2012. Universidade Lusíada Porto.
  • Participação em júri de Joana Alexandre Ribeiro de Oliveira e Silva. Reptos à (re)construção da identidade profissional: intervenção educativa e bem comum. 2012. Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
  • Participação em júri de Ana Isabel Carneiro Andrade. Problematizar e refletir a educação como professor de dupla habilitação. 2012. Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
  • Participação em júri de Angela Leitão Ricardo . A iconicidade no léxico das Ciências e da Saúde: percepção de usuários da LGP. 2012. Politécnico do Porto.
  • Participação em júri de Fátima Teresa Vicente Ferreira. O sucesso da escrita na pessoa surda: fundamentos e razões- uma narrativa biográfica. 2012. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto.
  • Participação em júri de Filipa Alexandra da Silva Pereira. A construção da profissionalização docente na voz de uma eterna aprendiz. 2012. Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
  • Participação em júri de Virgilia Carina Terroso Martins. O espelho da profissionalização na educação pré-escolar e no ensino do 1º ciclo do ensino básico. 2012. Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
  • Participação em júri de Joana Sofia da Silva Pereira. O docente generalista- educação pré- escolar e 1º ciclo do ensino básico: uma visão detalhada sobre os dois contextos. 2012. Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
  • Participação em júri de Helena Maria Peixoto Cabral. Caminho(s) da profissionalização: os contributos teóricos e práticos de um estágio pedagógico ao nível da educação pré-escolar e do ensino do 1º ciclo do ensino básico. 2012. Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
  • Participação em júri de Maria Catarina Cardoso Ribeiro de Sampaio Morais. Educar para (trans)formar. 2012. Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
  • Participação em júri de Marta Patrícia Pinheiro de Castro. experiência de prática de ensino supervisionada em contextos de educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico. 2012. Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
  • Participação em júri de Joana Sofia de Sousa e Silva. Terminologia específica em língua gestual portuguesa: percepção da adequação em categorias gestuais. 2012. Politécnico do Porto.
  • Participação em júri de Mabília Raquel Carvalho Andrade da Silva. A construção do conhecimento profissional a partir da atenção ao outro. 2012. Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
  • Participação em júri de Patrícia Salomé de Meireles Pinto Babo. Percurso(s) significativos de aprendizagem e de ensino. 2012. Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
  • Participação em júri de Ana Carolina Carvalho Ribeiro. O reconhecimento das especificidades da educação pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico através de uma experiência de estágio. 2012. Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
  • Participação em júri de Ana Sofia Pinto Salazar Marques Mendes. Problematizar a construção da habilitação generalista- um olhar educativo. 2012. Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
  • Participação em júri de Liliana Patrícia Saldanha Sista. Prática educativa em contexto de educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico. 2012. Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
  • Participação em júri de Maria Catarina Loureiro Leão Ferreira de Queirós. Refletir, criticamente, sobre a construção da profissionalização a partir de uma educação dialógica. 2012. Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
  • Participação em júri de Liliana Isabel Ferreira Marques de Sá. No limiar da educação: percurso de aprendizagem em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico. 2013. Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
  • Participação em júri de Ana Cristina Alves Anazário. A construção da profissionalidade: a ponte entre o 1º e o 2º ciclo do ensino básico. 2013. Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
  • Participação em júri de Joana Margarida da Silva Moreira. O professor competente- da teoria à prática. 2013. Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
  • Participação em júri de Ângela Catarina Pereira Ferreira. A consolidação da relação entre a teoria e a prática na construção da profissionalidade docente. 2013. Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
  • Participação em júri de Ana Filipa Ferreira de Lima. A prática educativa em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico- um percurso com vista à construção da profissionalidade docente. 2013. Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
  • Participação em júri de Tânia Raquel Ferreira Vilão. Acessibilidade dos surdos aos serviços de saúde em Portugal. 2014. Universidade Portucalense Infante Dom Henrique.
  • Participação em júri de Mariana da Silva Ribeiro. Educar na educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: democracia e comunicação como bastiões pedagógicos. 2014. Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
  • Participação em júri de Filomena Alves de Barros. As crianças com necessidades educativas especiais nas atividades de enriquecimento curricular. 2014. Universidade Portucalense Infante Dom Henrique.
  • Participação em júri de Raquel Alexandra Ferreira Neves Moreira. O uso de sistemas aumentativos e alternativos de comunicação em contexto de interação entre hipoterapeuta e criança com paralisia cerebral. 2014. Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
  • Participação em júri de Sílvia Elisabete Dias de Magalhães. A escola e as necessidades das famílias das crianças com paralisia cerebral e distúrbios comunicacionais associados. 2014. Universidade Portucalense Infante Dom Henrique.
  • Participação em júri de Nicole Moreira Barbosa. Autismo e respostas educativas no contexto escolar. 2014. Universidade Portucalense Infante Dom Henrique.
  • Participação em júri de Sara Filipa Vilarinho Pereira. Adequação das atividades de enriquecimento curricular para alunos com deficiência cognitiva e/ou motora. 2014. Universidade Portucalense Infante Dom Henrique.
  • Participação em júri de Ana Catarina Antunes Barbosa. Perspetiva educacional da audiologia. 2014. Universidade Portucalense Infante Dom Henrique.
  • Participação em júri de Vanessa Alexandra da Silva Pinho. Educação para os valores:(des)continuidades entre a educação pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico. 2014. Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
  • Participação em júri de Nádia Filipa Leal da Costa. Incluir e diferenciar- uma prática em contextos educativos. 2015. Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
  • Participação em júri de Rita Isabel Almeida Oliveira. Estratégias de ensino promotoras de aprendizagens e do pensamento crítico. 2015. Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
  • Participação em júri de Karina das Neves Ferreira. O jogo e o brincar como estratégias de motivação no processo ensino-aprendizagem. 2015. Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
  • Participação em júri de Benedita de Noronha Peres Peixoto de Magalhães da Silva Lopes. Dificuldades de aprendizagem específicas na leitura e escrita a nível do 1º ciclo do ensino básico: da intervenção à reflexão. 2015. Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
  • Participação em júri de Isabel Maria da Cruz Dias. Um olhar sobre a surdez. Uma história de vida. 2015. Universidade do Minho.
  • Participação em júri de Tânia Sofia Faria Soares. Desafios na descoberta de talento(s). 2015. Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
  • Participação em júri de Carla Alexandrina Alves dos Santos. Manual de Português L2 para alunos surdos- um contributo para o sucesso. 2015. Universidade de Aveiro.
  • Participação em júri de Cátia Sofia Teixeira Barros. Aprender agindo: as atividades lúdicas como fator promotor de sucesso na aprendizagem. 2015. Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
  • Participação em júri de Ana Trielle do Nascimento Diniz. Políticas públicas de saúde para pessoas com deficiência no Brasil: perspetiva de representantes das pessoas com deficiência. 2015. Universidade do Porto.
  • Participação em júri de Ana Isabel Borges da Costa Lima. O contributo das atividades lúdicas no sucesso da aprendizagem no pré-escolar e 1º ciclo. 2015. Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.

 

Exame de qualificação de doutoramento

  • Participação em júri de Fátima Cláudia Gomes Rubim. O lugar do intérprete educacional nas EREBAS: tradução e interpretação em LGP. 2012. Exame de qualificação (doutoramento em ciências da educação) - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto.
  • Participação em júri de Clementina Cândida de Madureira Ribeiro. Políticas de educação especial em Portugal na primeira década do século XXI: que sentidos?. 2012. Exame de qualificação (doutoramento em ciências da educação) - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto.
  • Participação em júri de Roberta de Abreu Peixoto. Currículo, educação inclusiva e alunos com NEE: um estudo de caso numa escola pública do Brasil. 2013. Exame de qualificação (doutoramento em ciências da educação) - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto.